Novembro é um dos meses do ano que mais movimentam a internet. Tudo isso, porque lojas e consumidores de todo o planeta adotam uma sexta-feira do mês – que este ano será no dia 24 -, para uma chuva de descontos e tem crescido consideravelmente no Brasil: a Black Friday!
Contudo, esse fenômeno não surgiu na internet e não existe um marco exato para o surgimento da data, que originalmente faz parte da cultura americana, mas também é extremamente popular em países como Canadá, México,Austrália e Inglaterra. Muitas pessoas esperam o ano todo por este dia, se planejam financeiramente e até formam extensas filas pelas ruas para aproveitar todas as ofertas do comércio local.
Entre tantas histórias e contos populares que cercam a Black Friday,separamos algumas curiosidades que nos ajudam a entender como surgiu este fenômeno.
Origem
A versão mais popular sobre o surgimento da data afirma que tudo começou na década de 1960, no estado americano da Filadélfia, quando os policias usavam o termo “Big Friday” para se referir ao caos do tráfego naquele período. Por conta do Thanksgiving– feriado americano de gratidão a Deus- e das partidas de futebol americano, o fluxo de carros era tão intenso que muitos lojistas faziam promoções para que aqueles que estivessem no trânsito entrassem nas lojas da cidade.
Maior dia de compras dos EUA
Em 2001, a data se tornou oficialmente o melhor dia para fazer compras do ano. Conforme o tempo foi passando, as promoções ficaram mais acessíveis ao público e as filas em frente às lojas cada vez maiores. É nessa época que os americanos conseguem até 90% de desconto em produtos variados. Vale para tudo: smartphones da última geração, televisão, computadores, etc.
Fonte: CI Intercâmbio e Viagem- 20/11/2017